Voltar
Afasia News » Livros

Um antropólogo em Marte: sete histórias paradoxais

 

Um antropólogo em Marte: sete histórias paradoxais
OLIVER SACKS
São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

 

“O livro conta sete histórias, entre elas a de um pintor que se torna daltônico após um acidente de carro, e discute a capacidade humana de adaptação a condições adversas.

 

Para Oliver Sacks o paradoxo da doença está antes de tudo em seu potencial “criativo”, na forma como ela pode revelar formas de vida e adaptações nunca antes imaginadas, numa espécie de reação positiva à sua devastação. No caso dos distúrbios neurológicos, o fenômeno torna-se ainda mais notável devido à eventual excentricidade e radicalidade dessas adaptações.

 

Os sete casos clínicos narrados por Sacks neste livro são exemplos reais e extraordinários de pessoas que, em consequência de deficiências e distúrbios neurológicos, desenvolveram novas identidades, criaram novos mundos, “não apenas a despeito de suas condições, mas por causa delas, e até mesmo com sua ajuda”.

 

Os casos relatados são, por exemplo, o de um pintor expressionista-abstrato que aos sessenta e cinco anos sofre um acidente de carro, passa a ver o mundo em preto-e-branco e é obrigado a reformular sua visão das coisas, sendo levado a criar uma nova arte. Ou o caso de uma mulher autista que não consegue compreender os sentimentos humanos (sente-se diante deles como “um antropólogo em Marte”), mas se torna uma especialista de renome internacional em comportamento animal.

 

Sacks não reduz seus “casos” a objetos de estudo submetidos à óptica fria e objetiva da ciência. Trata-os, antes com um olhar profundamente humano, como “personagens”. Sua prosa transita no limite entre a realidade e a ficção, não por serem estes relatos algo mais do que absolutamente reais, mas porque Sacks se preocupa sobretudo com a dimensão humana, quase romanesca, dos indivíduos de que trata. Como G. K. Chesterton, citado no prefácio, ele não tenta colocar-se fora do homem para examiná-lo, mas em seu interior.”


Mais de: Livros

Assine nossa

Newsletter