Voltar
Sandra Cazelato

Trajetória e Currículo

Publica√ß√Ķes

Um pouco da minha trajetória

Quando terminei a graduação em Fonoaudiologia (1995), em Campinas, ainda cursava o curso de Pedagogia na Unicamp (1999). Meus interesses sempre foram pelas áreas de Linguagem e de Voz, então, procurei adquirir experiência e conhecimentos mais específicos sobre Linguagem, além de buscar também um curso de Aperfeiçoamento em Voz.

 

A experi√™ncia do meu primeiro trabalho como fonoaudi√≥loga em um Centro de Sa√ļde de uma cidade no sul de Minas Gerais, e na cl√≠nica particular, direcionou-me tamb√©m para a √°rea de Linguagem. E, aos poucos, fui me aprofundando nas √°reas de Linguagem e de Afasia.

 

O meu primeiro contato com a Lingu√≠stica na Unicamp aconteceu nas disciplinas de ‚ÄúLinguagem e Educa√ß√£o Especial‚ÄĚ (1996) e ‚ÄúNeurolingu√≠stica‚ÄĚ (1997), durante o curso de Pedagogia, e, posteriormente, fiz um trabalho de Inicia√ß√£o Cient√≠fica sobre prov√©rbios e afasia, com a Professora Dra. Edwiges Maria Morato. A partir desta pesquisa, continuei os estudos sobre Afasia tanto no Mestrado como no Doutorado em Lingu√≠stica.

 

Neste percurso, os Provérbios e a Afasia sempre foram e ainda são meus temas de interesse. Mas qual a relação entre provérbios e afasia?

 

O estudo com prov√©rbios nas afasias permite compreender a maneira pela qual os af√°sicos atuam sobre os enunciados proverbiais. Por exemplo, ao interpretar a par√≥dia do prov√©rbio ‚ÄúQuem d√° aos pobres, empresta… adeus!‚ÄĚ, um sujeito af√°sico comentou: ‚Äúpor que empresta … o dinheiro ser√° … emprestado … que nem pobre … vai em casa … chama … que foi … tal … ‚Äėvoc√™ tem dinheiro‚Äô … ‚Äėn√£o tem‚Äô o que … ‚Äėvoc√™ tem p√£o‚Äô … ‚Äėtem p√£o … √©: arroz … feij√£o‚Äô … ‚Äėeu tenho‚Äô ‚Äėdinheiro n√£o tem‚Äô … ‚Äėt√≥‚Äô … depois ‚Äėtchau‚Äô … ‚Äėdinheiro n√£o tem‚Äô … ‚Äėtem tem comida‚Äô… ‚Äės√≥ comida‚Äô … depois ‚Äėtchau‚Äô … eu penso …‚ÄĚ. Ou seja, compreender os aspectos da linguagem envolvidos na interpreta√ß√£o e no uso de prov√©rbios realizado por af√°sicos.

 

E em 2010, para compreender ainda mais os prov√©rbios, a met√°fora, a cogni√ß√£o, a afasia, aventurei-me em um trabalho de p√≥s-doutorado em Letras na Universidade Federal Fluminense (UFF) com uma excelente supervisora que participou da banca examinadora do meu doutorado, Dra. Solange Vereza. Foi uma experi√™ncia dif√≠cil e prazerosa pelo conte√ļdo e conhecimento espec√≠fico das √°reas de Letras e Lingu√≠stica, e encorajadora e divertida pela amizade.

 

A pesquisa acadêmica levou-me ao trabalho com afásicos na cidade de Campinas e à experiência em sala de aula por dois anos em outra cidade no interior de São Paulo.

 

Há três anos trabalho na clínica de Fonoaudiologia em parceria com a fonoaudióloga Ana Lucia Tubero (que me deu oportunidade na cidade de São Paulo), com quem aprendi nos encontros do grupo de pesquisa na Unicamp e continuo a aprender agora trabalhando junto em diferentes áreas da Fonoaudiologia e da Linguística.

 

E para continuar… vamos que vamos sempre.

Sandra Cazelato | Dezembro de 2014

Meu Currículo Lattes está no link abaixo:

¬Ľ Curr√≠culo
Assine nossa

Newsletter