Voltar
Sandra Cazelato

Trajetória e Currículo

Publicações

Um pouco da minha trajetória

Quando terminei a graduação em Fonoaudiologia (1995), em Campinas, ainda cursava o curso de Pedagogia na Unicamp (1999). Meus interesses sempre foram pelas áreas de Linguagem e de Voz, então, procurei adquirir experiência e conhecimentos mais específicos sobre Linguagem, além de buscar também um curso de Aperfeiçoamento em Voz.

 

A experiência do meu primeiro trabalho como fonoaudióloga em um Centro de Saúde de uma cidade no sul de Minas Gerais, e na clínica particular, direcionou-me também para a área de Linguagem. E, aos poucos, fui me aprofundando nas áreas de Linguagem e de Afasia.

 

O meu primeiro contato com a Linguística na Unicamp aconteceu nas disciplinas de “Linguagem e Educação Especial” (1996) e “Neurolinguística” (1997), durante o curso de Pedagogia, e, posteriormente, fiz um trabalho de Iniciação Científica sobre provérbios e afasia, com a Professora Dra. Edwiges Maria Morato. A partir desta pesquisa, continuei os estudos sobre Afasia tanto no Mestrado como no Doutorado em Linguística.

 

Neste percurso, os Provérbios e a Afasia sempre foram e ainda são meus temas de interesse. Mas qual a relação entre provérbios e afasia?

 

O estudo com provérbios nas afasias permite compreender a maneira pela qual os afásicos atuam sobre os enunciados proverbiais. Por exemplo, ao interpretar a paródia do provérbio “Quem dá aos pobres, empresta… adeus!”, um sujeito afásico comentou: “por que empresta … o dinheiro será … emprestado … que nem pobre … vai em casa … chama … que foi … tal … ‘você tem dinheiro’ … ‘não tem’ o que … ‘você tem pão’ … ‘tem pão … é: arroz … feijão’ … ‘eu tenho’ ‘dinheiro não tem’ … ‘tó’ … depois ‘tchau’ … ‘dinheiro não tem’ … ‘tem tem comida’… ‘só comida’ … depois ‘tchau’ … eu penso …”. Ou seja, compreender os aspectos da linguagem envolvidos na interpretação e no uso de provérbios realizado por afásicos.

 

E em 2010, para compreender ainda mais os provérbios, a metáfora, a cognição, a afasia, aventurei-me em um trabalho de pós-doutorado em Letras na Universidade Federal Fluminense (UFF) com uma excelente supervisora que participou da banca examinadora do meu doutorado, Dra. Solange Vereza. Foi uma experiência difícil e prazerosa pelo conteúdo e conhecimento específico das áreas de Letras e Linguística, e encorajadora e divertida pela amizade.

 

A pesquisa acadêmica levou-me ao trabalho com afásicos na cidade de Campinas e à experiência em sala de aula por dois anos em outra cidade no interior de São Paulo.

 

Há três anos trabalho na clínica de Fonoaudiologia em parceria com a fonoaudióloga Ana Lucia Tubero (que me deu oportunidade na cidade de São Paulo), com quem aprendi nos encontros do grupo de pesquisa na Unicamp e continuo a aprender agora trabalhando junto em diferentes áreas da Fonoaudiologia e da Linguística.

 

E para continuar… vamos que vamos sempre.

Sandra Cazelato | Dezembro de 2014

Meu Currículo Lattes está no link abaixo:

» Currículo
Assine nossa

Newsletter