Sobre o Portal

Bem vindo ao Portal da Afasia

Bem vindo ao site AFASIA. Meu nome é Ana Lucia Tubero, sou fonoaudióloga e há mais de 30 anos me dedico ao estudo das afasias e à reabilitação de afásicos. Este site foi criado para quem busca informações e entendimento sobre a afasia, para quem precisa enfrentar a afasia, para quem convive e quer conviver melhor com uma pessoa afásica.

Afásicos são pessoas que apresentam alterações de linguagem decorrentes de lesões cerebrais causadas por acidente vascular cerebral AVC – conhecido popularmente como derrame – ou por traumatismo cranioencefálico – quando se bate a cabeça em um acidente de carro, por exemplo – ou por tumor cerebral.
O afásico pode apresentar dificuldades para se expressar, tanto na fala quanto na escrita, ou mesmo para se expressar com gestos, e também pode ter dificuldades de compreensão, tanto para entender a fala de outras pessoas quanto para entender a escrita.

Vivemos em um mundo em que a linguagem é fundamental na maioria das ações e das atividades que realizamos em nosso cotidiano: conversar com alguém, falar ao telefone, ir ao banco, usar a internet, fazer uma lista de compras, explicar ao médico o que você está sentindo, pedir um copo de água ou um cafezinho, rir com uma piada, acompanhar a novela das 9 ou o noticiário na TV.
Imagine-se agora, de um momento para o outro, sem conseguir falar, sem conseguir se expressar, sem conseguir se comunicar, sem conseguir dizer “bom dia” ou mesmo “oi”.

É o que pode acontecer com quem se torna afásico. Às vezes pode ser difícil dizer seu próprio nome. Mesmo sabendo mais de 6 línguas antes da afasia, às vezes só é possível dizer “esse esse esse”.
Não importando a profissão, o nível de escolaridade, o nível socioeconômico ou mesmo a faixa etária, a afasia é uma alteração de linguagem que afeta a pessoa em sua vida familiar, em sua vida escolar, em sua vida profissional, em suas relações sociais e afetivas. O impacto da afasia não atinge apenas o afásico, mas sim todos que fazem parte de sua vida familiar e social.

Se você é afásico. Se você é amigo ou familiar de afásico. Se você é estudante ou profissional da área da saúde interessado em linguagem, cognição e afasia. Aqui neste site você vai encontrar um conteúdo resultante de uma longa e intensa trajetória de estudos, experiências, vivências e convivências com a afasia e com os afásicos.

Que você possa encontrar aqui algumas respostas e caminhos. Este site de certa forma é um resumo da minha vida de trabalho com a afasia e com os afásicos que resolvi compartilhar com você. Mas este projeto não é só meu. Dele participam, de forma incansável e dedicada, a fonoaudióloga e amiga Sandra Cazelato e, de modo especial, a fonoaudióloga Clay Rienzo Baliero. E, sem dúvida, todos os afásicos que tive e tenho o privilégio de conhecer e com quem convivo.
Boa navegação!

Assine nossa

Newsletter