Conviver com o Af√°sico
Conviver com o Af√°sico

Saber, entender, conviver

Para além de saber e entender o que é afasia, é preciso aprender a conviver com o afásico.

Conviver com o Af√°sico

Saber e entender o que √© a afasia …

‚Äú√© uma dificuldade silenciosa, n√£o s√≥ pela linguagem estar diminu√≠da em graus diferentes, mas porque ele (af√°sico) n√£o consegue expressar a complexidade dessa dificuldade na comunica√ß√£o com os outros e com ele mesmo. √Č dif√≠cil se comunicar com as mem√≥rias ou com o conhecimento, ele sabe que est√° l√° (no c√©rebro), mas n√£o consegue, √†s vezes, manipular aquilo como ele fazia antes.‚ÄĚ (Ivana ‚Äď familiar de af√°sico).

Al√©m de saber e entender o que √© afasia …

‚ÄúEu n√£o consigo dizer que (a afasia) √© uma falha de comunica√ß√£o, porque de alguma forma, e eu falo da experi√™ncia com a minha filha, ela se comunica.‚ÄĚ (Ang√©lica ‚Äď familiar de af√°sico). Entender o que √© afasia √© fundamental, mas tamb√©m √© necess√°rio aprender a¬†conviver com o af√°sico.

Conviver com o af√°sico …

‚ÄúA conviv√™ncia √© assim: eu aceitando tudo o que o af√°sico pode dar, que √© bastante.‚ÄĚ (Tat√° ‚Äď familiar de af√°sico). E ‚Äúprecisa ter muita paci√™ncia e esperar que as coisas fluam, porque se voc√™ quiser ajudar, √†s vezes, piora muito a situa√ß√£o.‚ÄĚ (Ronaldo ‚Äď familiar de af√°sico). ‚ÄúA afasia √© uma morda√ßa e desatar essa morda√ßa √© devolver vida para a pessoa.‚ÄĚ (Walda ‚Äď familiar de af√°sico). √Č s√≥ na conviv√™ncia com os af√°sicos que aprendemos sobre sua linguagem e sua reabilita√ß√£o.

Você já se colocou no lugar do afásico?

Uma simples resposta pode ser um desafio para quem tem afasia.

Como é conviver com o afásico

Para entender a afasia e aprender como é conviver com o afásico, familiares compartilham um pouco de sua experiência. A convivência com o afásico é fundamental na reabilitação.

‚ÄúO corpo fala. A voz fala. O olhar fala. O gesto fala. Que o sil√™ncio, na afasia, seja sempre uma op√ß√£o, jamais uma imposi√ß√£o. Transformando a afasia em desafio. Vamos juntos!‚ÄĚ

 

Ana Lucia Tubero ‚Äď fonoaudi√≥loga

Leia mais sobre como conviver
com o af√°sico

Junho é o Mês de conscientização da Afasia

 

O Portal da Afasia envia uma mensagem a todas as pessoas afásicas e seus familiares, amigos e parceiros: não se isolem na afasia, continuem a interagir, a conversar, ficar próximos apesar da afasia e do isolamento social.

 

#afasia #saber #entender #conviver

 

#SejaEssaPonte

 

#AfasiaUmaSequeladeAVC

Roda de conversa sobre Afasia

 

1ª Roda de Conversa sobre Afasia: quatro experiências diferentes, quatro pontos de vista diferentes e muita troca de ideias.

 

Fonoaudiólogas Organizadoras:

Ana Cláudia de Carvalho Vieira / Grupo de Convivência em Afasia UFPE

Ana Lucia Tubero / Portal da Afasia

Maria Lucia Gurgel da Costa / Grupo de Convivência em Afasia UFPE

Sandra Cazelato / Portal da Afasia

Assine nossa

Newsletter