O que é Afasia?
O que é Afasia?

Entenda o
que é Afasia

A afasia é um problema que afeta tanto a linguagem oral quanto a linguagem escrita. A pessoa com afasia pode ter dificuldades para falar e para compreender a fala dos outros e, também, dificuldades para escrever e para ler.

Imagine-se, de um momento para o outro, sem conseguir falar, sem conseguir se expressar, sem conseguir dizer “bom dia” ou até mesmo um “oi”. Pensar em uma palavra e falar ou escrever outra. É o que pode acontecer com uma pessoa afásica.

Ana Lucia Tubero, fonoaudióloga.

Não é fácil explicar a afasia, nem é simples entender o que é afasia

Para Ivana, “a afasia é uma dificuldade que o afásico tem de se expressar, de se comunicar no mundo, mas com ele mesmo também.” Ela buscou explicar a afasia de outra forma: “o disco rígido está lá, mas o teclado e a tela estão um pouquinho confusos, mas o disco rígido está lá. Só falta acessar isso, porque é difícil acessar pelo teclado e é difícil expressar pela tela, mas está lá.”

Para além de uma questão neurológica

A afasia pelos afásicos

O próprio afásico explica a AFASIA

“a gente conhece as palavras. A gente se lembra das palavras… mas não vem… a palavra!”
“Fala pouco… é afásico! Fala muito… é afásico também! Mas tem problema de se expressar! Isso que é afásico”.
“só cumprimento… só… mas… falar não! falo… eu cumprimento… cumprimento a gente fala… mas fala assim…”
“nós temos a mente normal! … as pessoas não sabem disso… acha que nós temos deficiência mentais! Afasia não é deficiência mental!”

Bia nos explica o que é afasia

Bia fala sobre sua afasia

Bia teve um aneurisma e ficou afásica. Ela ensina que o afásico levará sempre consigo sua história com a afasia, mas não como um fardo. Como um aprendizado.

Afasia no AVC

Giuliana fala sobre sua afasia

“Já imaginou não falando … nada … zero … nem pai, nem mãe, nem água, nem quero comer? Chama afasia. É uma limitação de linguagem. Uma das sequelas do AVC.”

Conheça algumas histórias

Afasia é assim:

você sabe o que quer

falar ou escrever, mas as palavras se confundem
e se perdem. #saber #entender #conviver

O afásico apresenta dificuldades na fala e na escrita. É como pensar em uma palavra e falar ou escrever outra. Quem tem afasia expressa suas ideias de forma única, afinal, o conhecimento e a memória estão intactos, o que muda é o modo como os afásicos se comunicam. #saber #entender #conviver

Reconstruir a capacidade de se comunicar, sendo por gestos, expressão facial, ou pela própria palavra é a forma que os afásicos encontram para enfrentar o mundo.

É reinventar um jeito próprio de dizer as coisas.

A inclusão dos afásicos na sociedade depende de cada um de nós. Algumas dicas para familiares e amigos são: dar tempo ao afásico, diálogo, compreensão, empatia e convivência. #saber #entender #conviver

Entendendo a Afasia

A Afasia é um problema de linguagem que afeta a fala do afásico, a capacidade de compreender a fala de outros, a escrita e a leitura.

Compreenda as dificuldades

Falar

Quando pedir um café na padaria de repente se torna um problema. A maioria das pessoas com afasia tem dificuldades para encontrar palavras. Às vezes, é difícil para o afásico dizer o nome de um objeto ou até seu próprio nome. Mas o afásico sabe qual palavra ele quer falar, pois o pensamento, o conhecimento e a inteligência estão preservados, mas não a produção oral das palavras.

Compreender

Assistir todos os dias o jornal na TV ou a novela e de repente não mais entender as notícias ou a história. As pessoas com afasia podem ter dificuldade de compreensão oral, ou seja, entender a fala dos outros, acompanhar uma conversa, compreender as notícias ou o enredo da novela ou do filme, pois as palavras podem soar confusas e assim a compreensão do sentido das palavras e das frases fica difícil. O afásico com problemas de compreensão pode não entender situações ou confundir informações.

Escrever

Ter o domínio da escrita desde a infância e de repente não mais conseguir escrever nem mesmo o próprio nome. O afásico tem conhecimento sobre a escrita, sabe escrever e sabe o que quer escrever, mas pode não conseguir compartilhar informações pela escrita. Desta forma, escrever as palavras, organizar as palavras nas frases e elaborar um texto escrito são aspectos que podem estar comprometidos na linguagem do afásico.

Ler

Devorar revistas, gibis, jornais, livros e de repente não mais conseguir ler palavras ou frases. Ler e não ler. Ler algumas palavras e não ler outras. Ler, mas não conseguir entender o que leu. Saber que deveria conseguir ler as palavras, frases e textos. A leitura envolve decifrar a escrita e também compreender o que se lê. O afásico pode ter dificuldade para ler tanto em voz alta como em silêncio, mas a compreensão pode ser melhor na leitura silenciosa.

A linguagem é fundamental

Reinventando o modo de falar

Com os afásicos aprendemos que “as palavras não caem do céu” e descobrimos que falar, compreender, escrever, ler, é muito complicado e sofisticado, e torna-se um grande desafio diante da afasia.

Embora não exista nenhum remédio, medicamento ou cirurgia para o tratamento da afasia, há melhora. E reabilitação. Não se avalia nem se reabilita a afasia em si, mas sim, a linguagem do afásico.

A reabilitação da linguagem do afásico não é fácil. Descobrir as dificuldades, encarar as limitações, reinventar um jeito próprio de dizer as coisas e de estar no mundo.

Saiba mais sobre Afasia

Canal Futura – Conexão Futura

O que é afasia?

(Ana Lucia Tubero, Dr. Eli Faria Evaristo e Giuliana Cavinato)

Canal Vida Moderna – Carona Moderna

Se você não sabe o que é Afasia, precisa saber. Conheça agora.

(Ana Lucia Tubero e Guido Orlando Junior)

Assine nossa

Newsletter