Voltar
Causas da Afasia

Afasia por Tumor Cerebral

Os sinais clínicos e sintomas aparecem gradualmente.

Podem ocorrer devido a efeitos diretos da invasão tumoral, devido à compressão que o tumor exerce nas estruturas cerebrais adjacentes, ou aos efeitos secundários do edema, ou seja, hidrocefalia ou aumento da pressão intracraniana (PIC). Tumores que crescem lentamente podem ser assintomáticos, porque o cérebro vai se acomodando ao tumor. Os sintomas podem aparecer independentemente de o tumor ser benigno ou maligno.

Sinais e Sintomas no Tumor Cerebral

Os tumores localizados em qualquer parte do cérebro podem causar pressão dentro do crânio. A pressão pode ser causada pelo crescimento do tumor, por inchaço no cérebro ou por bloqueio do fluxo do líquido cefalorraquidiano (LCR). O aumento da pressão pode levar a sintomas gerais e muitas vezes apresentam sintomas específicos relacionados às regiões ou áreas do cérebro em que se localizam e se desenvolvem. Os sintomas gerais no Tumor Cerebral são: cefaleia (dor de cabeça), crises epilépticas, náuseas, vômitos, visão turva, problemas de equilíbrio, alterações na personalidade ou no comportamento, convulsões, sonolência.

Sintomas específicos no Tumor Cerebral

• Tumores localizados no Lobo Frontal do cérebro podem causar sintomas como alterações da personalidade e do comportamento (perda da inibição, riso e choro impulsivos, euforia, apatia, crises de agressividade ou de irritabilidade, confusão mental, estados de compulsão e delírios), dificuldade de planejamento e de organização, desorientação de tempo e espaço, dificuldade para andar, perda de olfato, dificuldade de reconhecimento visual de objetos e déficits de reconhecimento de partes do corpo (agnosia), alterações da fala (apraxia, afasia), distúrbios motores (perda de força muscular em braços ou pernas, o que é conhecido como hemiplegia; diminuição de força em músculos da face – paresia ou paralisia facial; alteração ou perda da coordenação motora).

• Tumores localizados no Lobo Temporal do cérebro tendem a causar crises convulsivas, distúrbios cognitivos (déficits de memória recente) e alterações de linguagem (esquecimento de palavras).

 

• Tumores no Lobo Parietal do cérebro podem causar dificuldade para falar ou entender o que é falado (problemas de expressão e de compreensão da linguagem oral – AFASIA), problemas com a leitura ou a escrita (alterações da linguagem escrita – AFASIA), distúrbios de sensibilidade (dificuldade de discriminação tátil, perda de sensibilidade em partes do corpo), alterações da percepção, anosognosia e distúrbios viso espaciais.

• Tumores no Lobo Occipital do cérebro provocam alterações do campo visual podendo levar à perda parcial da visão.

 

• Tumores no Cerebelo podem alterar a coordenação motora afetando tanto a fala quanto a marcha (ataxia), incoordenação do movimento dos olhos (nistagmo), náusea ou enjoo, cefaleia, rigidez cervical (rigidez da nuca), vertigem.

 

• Tumores localizados no Tronco Cerebral podem levar a alterações da motricidade facial (incoordenação, assimetrias, paresias), dificuldades para engolir (disfagia), alterações motoras da fala (disartria), visão dupla (diplopia).

Assine nossa

Newsletter