Voltar
Afasia News ¬Ľ Livros

Porte-voix

 

Roland POTTIER
França: PresqueLune, Coleção LesLunatiques. Reimpressão: 2012.

 

Foi em 16 de novembro de 1999. Roland estava sentado na sala. De repente ele come√ßou a gritar: ‚ÄúLouco! Louco! Louco!‚ÄĚ. Ele acabara de sofrer um Acidente Vascular Cerebral. At√© ent√£o, Roland vinha escrevendo um romance e v√°rios cap√≠tulos j√° estavam prontos. Mesmo af√°sico, e apesar de enormes dificuldades, Roland decide continuar seu projeto, encorajado por seu fonoaudi√≥logo e por Jean Metellus, seu neurologista linguista e poeta haitiano.

 

Assim, a cada dia, ele se lan√ßa obstinadamente para reencontrar o dom√≠nio das palavras, para reconstruir as palavras utilizando outros caminhos no labirinto de seu c√©rebro que ele obriga a funcionar mesmo no caos, para rearranjar as palavras na constru√ß√£o de novas frases com sonoridade e ritmos t√£o surpreendentes, que acaba quase por inventar uma ‚Äúpseudolinguagem‚ÄĚ.

 

Para refletir:

 

Para al√©m de um simples depoimento ‚Äď que se torna ainda mais raro por se tratar de uma pessoa com Afasia de Broca ‚Äď este texto se traduz em uma aut√™ntica reflex√£o sobre a natureza e a pr√≥pria origem da linguagem, sobre a estrutura√ß√£o do pensamento pelas palavras, sobre as rela√ß√Ķes indissoci√°veis entre conceitos e voc√°bulos.

 

O autor nos revela assim como ele reaprende a escrever, √†s vezes ao ritmo dos balbucios de seus netos, e como retoma a complexidade estrutural da linguagem desviando-se das dificuldades atrav√©s da cria√ß√£o e da reapropria√ß√£o das palavras. Paralelamente √† li√ß√£o de vida, de coragem e de obstina√ß√£o que este livro traz, ele representa a prova do quanto √© necess√°rio cuidar da pr√≥pria l√≠ngua, ampliar o campo de estudos, compreender e utilizar as din√Ęmicas da l√≠ngua.

 

Este livro é indicado não só aos leitores de modo geral, mas também para professores e estudantes que se perguntam com frequência por que têm que se debruçar sobre exercícios de gramática, de sintaxe e de vocabulário.


Mais de: Livros

Assine nossa

Newsletter