Voltar
Afasia News » Livros

Tempo de despertar

 

Tempo de despertar
OLIVER SACKS
São Paulo: Companhia das Letras. 1997.

 

“As experiências de pacientes mergulhados durante décadas em estado de absoluta letargia podem abrir os abismos interiores do ser humano, fazendo-nos ver, na particularidade da doença, a universalidade de nossos processos físicos e mentais. É essa intuição que permeia a série de casos clínicos relatados pelo neurologista inglês Oliver Sacks em Tempo de Despertar.

 

Escrevendo com raro talento literário, Sacks transforma sua prática terapêutica com vítimas da encefalite letárgica numa sequência de dramas que flagram – com objetividade médica e sensibilidade artística – as “regiões inferiores” da atividade psíquica.

 

Também conhecida como “doença do sono”, a encefalite letárgica assumiu proporções epidêmicas depois da Primeira Guerra Mundial. Durante décadas, os doentes oscilaram entre o sono profundo e um estado de vigília entorpecido, ficando condenados a viver na imobilidade e a dialogar como sonâmbulos com o mundo exterior. Entre 1969 e 1972, porém, o uso intensivo de uma droga – a levodopa – provocou o “despertar” dos pacientes do dr.Sacks no hospital de MountCarmel, nos Estados Unidos. Mais do que um simples avanço científico, Sacks descobre aí uma porta de entrada para as “paisagens mentais” do ser humano, sua assombrosa capacidade de se moldar ao imprevisível e habitar um mundo e um tempo únicos.”


Mais de: Livros

Assine nossa

Newsletter