Voltar
Afasia News » Livros

O escafandro e a borboleta

 

JEAN-DOMINIQUE BAUBY
2ª edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes. 2009.

 

“Até agora ninguém que estivesse ‘trancado’ num corpo inerte havia sido capaz de transmitir a menor ideia do que é a vida ‘lá dentro’; por isso, é quase um milagre que Jean-Dominique Bauby, piscando, tenha conseguido contar tanto. Seu livro é de uma beleza superior, um testamento em prol da liberdade, da vitalidade e do encanto da mente humana, mesmo que ela esteja encerrada na mais medonha das prisões físicas.” (Oliver Sacks)

 

“Jean-Dominique Bauby nasceu em 1952. Jornalista, ele tinha dois filhos e era redator-chefe da revista Elle em Paris. Em 8 de dezembro de 1995, um acidente vascular cerebral mergulhou brutalmente Jean-Dominique Bauby em coma profundo. Ao sair do coma, todas as suas funções motoras estavam deterioradas. Atingido por aquilo que a medicina chama de “locked-in syndrome” (literalmente, trancado no interior de si mesmo), ele não podia mexer-se, comer, falar e nem mesmo respirar sem a ajuda de aparelhos. Em seu corpo inerte, só um olho se mexia. Esse olho – o esquerdo – é o vínculo que ele tem com o mundo, com os outros, com a vida. Com esse olho, ele pisca uma vez para dizer “sim”, duas vezes para dizer “não”. Com esse olho, ele chama a atenção de seu visitante para as letras do alfabeto que lhe são ditadas, formando assim palavras, frases, páginas inteiras… Com esse olho, ele escreveu este livro: todas as manhãs, durante semanas, foi memorizando as páginas antes de as ditar e de as corrigir, depois.

 

Do interior da bolha de vidro de seu escafandro, onde voam as borboletas, ele nos envia cartões-postais de um mundo onde nada mais ficou além de um espírito em ação. Espírito ora sarcástico, ora desencantado; espírito cuja intensidade toca profundamente o coração. Quando só restam palavras, nenhuma palavra é demais.”


Mais de: Livros

Assine nossa

Newsletter