Voltar
Afasia News » Livros

Johnny vai à guerra

 

DALTON TRUMBO
Rio de Janeiro: Relume Dumará. 2003.

“O protagonista de Johnny vai à guerra é um soldado atingido por uma granada na I Guerra Mundial. Ele fica tão mutilado que não entende por que o mantiveram vivo. Todo o romance é contado em terceira pessoa, mas através da sua mente. Ele não pode ver; ouvir; cheirar ou falar; mas sente o que acontece em volta e aos poucos reconstrói o passado e o presente.

 

Johnny era o jovem americano saudável, idealista e ignorante, pronto para experimentar o mundo como reflexo de si mesmo e de seus compatriotas. Johnny é um jovem ingênuo que, naquela situação-limite, sintetiza a condição da humanidade e se supera (mas não se liberta). No final, o leitor saberá que a verdadeira guerra de Johnny passou a ser contra a hipocrisia da democracia e contra os doutores da guerra. Com ele, Trumbo deu vida ao Soldado Desconhecido. O livro, publicado no início da II Guerra Mundial, tornou-se referência obrigatória dos movimentos pacifistas no mundo todo.

 

Esse romance deve ser lido porque nos dá os argumentos mais fortes contra os senhores da guerra, porque nos tira o choro do peito mas o deixa entalado na garganta, e porque é muitíssimo bem escrito.” (Gustavo Bernardo)


Mais de: Livros

Assine nossa

Newsletter