Voltar
Afasia News » Livros

Porte-voix

 

Roland POTTIER
França: PresqueLune, Coleção LesLunatiques. Reimpressão: 2012.

 

Foi em 16 de novembro de 1999. Roland estava sentado na sala. De repente ele começou a gritar: “Louco! Louco! Louco!”. Ele acabara de sofrer um Acidente Vascular Cerebral. Até então, Roland vinha escrevendo um romance e vários capítulos já estavam prontos. Mesmo afásico, e apesar de enormes dificuldades, Roland decide continuar seu projeto, encorajado por seu fonoaudiólogo e por Jean Metellus, seu neurologista linguista e poeta haitiano.

 

Assim, a cada dia, ele se lança obstinadamente para reencontrar o domínio das palavras, para reconstruir as palavras utilizando outros caminhos no labirinto de seu cérebro que ele obriga a funcionar mesmo no caos, para rearranjar as palavras na construção de novas frases com sonoridade e ritmos tão surpreendentes, que acaba quase por inventar uma “pseudolinguagem”.

 

Para refletir:

 

Para além de um simples depoimento – que se torna ainda mais raro por se tratar de uma pessoa com Afasia de Broca – este texto se traduz em uma autêntica reflexão sobre a natureza e a própria origem da linguagem, sobre a estruturação do pensamento pelas palavras, sobre as relações indissociáveis entre conceitos e vocábulos.

 

O autor nos revela assim como ele reaprende a escrever, às vezes ao ritmo dos balbucios de seus netos, e como retoma a complexidade estrutural da linguagem desviando-se das dificuldades através da criação e da reapropriação das palavras. Paralelamente à lição de vida, de coragem e de obstinação que este livro traz, ele representa a prova do quanto é necessário cuidar da própria língua, ampliar o campo de estudos, compreender e utilizar as dinâmicas da língua.

 

Este livro é indicado não só aos leitores de modo geral, mas também para professores e estudantes que se perguntam com frequência por que têm que se debruçar sobre exercícios de gramática, de sintaxe e de vocabulário.


Mais de: Livros

Assine nossa

Newsletter