A linguagem é uma das características mais distintivas da humanidade. Com a linguagem, conseguimos nos comunicar, expressar pensamentos, compartilhar experiências e representar nosso mundo e nossas ideias.
Falar é algo muito complexo e sofisticado que requer conhecimento, experiências, vivências, convívio social, trocas. E um cérebro capaz de fazer todas as conexões necessárias para dar conta da linguagem oral e escrita, da produção ou expressão e da compreensão.
A forma como falamos, os significados que atribuímos às palavras e até mesmo a estrutura dos nossos enunciados são influenciados pelas normas e convenções da sociedade em que vivemos e por nossas experiências.
Portanto, a linguagem é uma construção social fruto da interação e da convivência entre os membros de uma comunidade.
E isso vale para quem tem afasia e para quem não tem afasia!
A Newsletter 21 quer descomplicar para você algumas palavras, noções e conceitos que talvez antes não tivessem muita importância em seu cotidiano, mas que agora, diante da afasia, são fundamentais para entender e conviver no dia a dia com a afasia.

Você já sabe o que é afasia, certo?
A afasia é causada por uma lesão cerebral adquirida, geralmente no hemisfério cerebral esquerdo, decorrente de AVC, traumatismo cranioencefálico, tumores cerebrais, dentre outras causas.
A afasia é definida como uma alteração de linguagem que pode afetar a expressão oral e escrita da pessoa (a fala e a escrita) como, também, a compreensão oral e escrita (o entender a fala de outras pessoas e a leitura). Às vezes, a gestualidade também pode estar comprometida. Todas essas dificuldades impactam na comunicação da pessoa com afasia.
Vamos juntos entender melhor alguns conceitos sobre linguagem, comunicação e afasia?

A comunicação é o ato de transmitir e trocar informações, ideias ou sentimentos entre as pessoas. Envolve um emissor, uma mensagem, um canal e um receptor. A comunicação abrange uma gama ampla de formas de interação, através não só da fala e da escrita, mas incluindo gestos, expressões faciais, sinais e até mesmo a comunicação não verbal.

A linguagem é construção de pensamento e um processo sobre como organizamos e informamos nossas experiências aos outros, como interagimos, influenciamos e como nos compreendemos. A linguagem é ação humana e se refere ao sistema de signos e regras que permite a comunicação. A linguagem pode ser verbal (como a fala e a escrita) ou não verbal (como gestos, expressões faciais e outros sinais).
Imagine duas pessoas em um Café conversando sobre suas férias, usando palavras para descrever aonde foram, o que fizeram e como se sentiram (linguagem verbal). Durante a conversa, uma das pessoas sorri e faz gestos com as mãos para enfatizar suas histórias, enquanto a outra acena com a cabeça para mostrar que está ouvindo e interessada (linguagem não verbal).
Linguagem Verbal
Refere-se ao uso de palavras, tanto na forma falada quanto na escrita, para construir enunciados ou textos e transmitir mensagens. A linguagem verbal é a forma mais comum de comunicação em sociedades humanas.
Linguagem Não Verbal
Envolve todos os sinais e expressões que não utilizam palavras, como gestos, posturas, expressões faciais, apontamentos, movimentos de cabeça, toques e até o uso do espaço.
O WhatsApp, por exemplo, é um espaço de interação onde as pessoas compartilham informações com o uso de linguagem verbal e de linguagem não verbal: você pode enviar tanto mensagens de voz e mensagens escritas quanto emojis e fotos!

A fala é a manifestação oral da linguagem, que envolve a produção e a compreensão de sons e palavras para comunicar ideias, sentimentos e informações. É um processo complexo que utiliza a articulação de fonemas, a modulação da voz e a prosódia (ritmo, entonação e ênfase) para transmitir mensagens de forma clara, inteligível e compreensível.
A fala é uma habilidade adquirida ao longo do desenvolvimento humano e é fundamental para a interação social, permitindo que as pessoas se expressem e se conectem umas com as outras. Nas conversas do dia a dia, em uma palestra, na padaria, em um bate-papo ao telefone, a fala e a oralidade predominam como forma de interação.

A linguagem escrita compreende a escrita propriamente dita (produção da escrita) e a leitura (compreensão da escrita). A escrita é uma atividade que mobiliza do escritor estratégias de escrita e o conhecimento dele sobre a língua e sobre o tema da escrita. Ao escrever, desenvolvemos um assunto, organizamos ideias ou informações, compartilhando conhecimento com os leitores.
Para escrever, é necessário conhecer as regras da escrita da língua em que se escreve o texto, e escrever de acordo com a gramática e o sistema de ortografia da determinada língua, como as regras de concordância, flexões de verbos, acentuação das palavras, pontuação.
A leitura é uma atividade que pode ser feita tanto de forma silenciosa quanto em voz alta. Ler é compreender, interpretar, acessar o sentido do texto escrito.
Portanto, ler significa ir além da “mecânica” da leitura, da conversão dos grafemas (letras) em fonemas (sons da fala) e palavras para compreender o texto escrito.

Refere-se à forma como os sons da fala – os fonemas – são produzidos e organizados em sequência para formar palavras, frases e enunciados. A articulação envolve o movimento dos órgãos fonoarticulatórios, como língua, lábios, bochechas e palato (céu da boca). Os dentes também participam na articulação. Por exemplo, para produzir os fonemas /p/ e /b/, são necessários os dois lábios, para os fonemas /f/ e /v/, o lábio inferior e os dentes superiores. Uma boa articulação permite que os fonemas e as palavras sejam pronunciados de forma precisa, facilitando a inteligibilidade da fala e a comunicação.

A prosódia se refere às características sonoras da fala, como entonação (tons de voz), ritmo, velocidade, fluência, alongamento de vogais, ênfase e pausas.
A prosódia é fundamental para transmitir significados e emoções, pois pode alterar o sentido e a interpretação de uma mensagem. Por exemplo, uma mesma palavra ou frase podem ter significados diferentes dependendo da ênfase colocada em determinada palavra ou do tom e volume utilizados.
Pense na palavra “não” e como você usaria a prosódia para significar surpresa, ironia, negação, raiva, tristeza, recusa, compreensão.
A prosódia ajuda a dar vida à comunicação oral, construindo e determinando sentidos.

A gestualidade é uma parte importante da comunicação não verbal e pode incluir uma ampla gama de expressões, como os gestos das mãos, as expressões faciais, as posturas e os movimentos do corpo, os movimentos de cabeça, os apontamentos, o olhar. Portanto, o uso de gestos e movimentos corporais são uma forma de comunicação.
A gestualidade pode complementar ou substituir a comunicação verbal, ajudando a construir sentidos e a transmitir emoções, intenções e significados de maneira rica e expressiva.
Na interação social, a gestualidade desempenha um papel crucial, pois pode enfatizar ou esclarecer o que está sendo dito, além de ajudar a expressar sentimentos que podem não ser facilmente articulados em palavras.
Em resumo, a gestualidade é uma forma de linguagem que utiliza o corpo para comunicar, e é fundamental para a interação humana e a expressão de ideias e emoções.

É o processo de troca e influência mútua entre indivíduos durante a comunicação. A interação pode ocorrer de forma verbal ou não verbal e é fundamental para o desenvolvimento de relações sociais. Na interação, os participantes se envolvem ativamente, respondendo e ajustando suas mensagens com base nas reações do outro.

La Famille Bélier
A Família Bélier – França, 2013
Paula é a intérprete da Linguagem de Sinais da família, pois seus pais e seu irmão são surdos. Ela tem um papel fundamental na administração da fazenda da família. Um dia ela descobre o talento para cantar e participa de um concurso para cantores para uma escola importante de Paris. Paula precisa fazer uma escolha que a distanciará da família e a forçará a crescer.
Neste filme, podemos ver a importância da Linguagem de Sinais como Linguagem e Comunicação, a gestualidade, a prosódia, as expressões faciais e os movimentos do corpo como atuantes e relevantes na Comunicação.
O enigma de Kaspar Hauser
Alemanha, 1974
Este filme se baseia em uma história real de um jovem, Kaspar Hauser, que fica longos anos trancado num porão e tem como único brinquedo um cavalo de madeira.
“Cavalo” é a única palavra que ele produz. O homem que o alimenta ensina-lhe a escrever seu nome, Kaspar Hauser, e o solta na cidade de Nuremberg.
Kasper logo acaba se tornando uma atração popular e a sociedade se organiza para ajudá-lo.
Entretanto, ele tem dificuldades para compreender as regras da época e se adaptar ao convívio social.

“Maio Vermelho” – Campanha de Conscientização sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC), com o objetivo de informar e educar a população sobre os sintomas do AVC e formas de prevenção.
#Saber #Entender #Conviver.

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mais uma publicação do Portal da Afasia “Afasia, Pingo no i”!!
Descomplicando a Afasia, um tópico por vez.
