Voltar
Afasia News » Descomplicando Afasia

Descomplicando Afasia #01

Na newsletter de hoje você vai aprender um pouco mais sobre a Afasia, alteração da linguagem falada e da linguagem escrita que afeta tanto a expressão quanto acompreensão, e que ocorre de forma repentina após um AVC .

 

Na newsletter de hoje você vai aprender um pouco mais sobre a Afasia, alteração da linguagem falada e da linguagem escrita que afeta tanto a expressão quanto a compreensão, e que ocorre de forma repentina após um AVC. Conhecer histórias de pessoas com afasia e seus familiares e cuidadores, o que é mito e verdade, alguns profissionais que entendem do assunto e a dica de um filme para refletirmos sobre as relações familiares em situações de enfrentamento e adaptação diante da Afasia. Vamos juntos? 😉

 

Conheça a história da Ivana e seu companheiro Hamilton!

A Ivana resolveu contar para a gente a analogia que fez para explicar para as pessoas o que é afasia. Seu companheiro, Hamilton, ficou com afasia após um AVC.

 

 

 

 

Deixa que eu te explico!

 

Junho foi o Mês de Conscientização da Afasia. Quer saber como se comunicar e conviver melhor com quem tem Afasia? Neste ano de 2021 convidamos as próprias pessoas com Afasia para contar para nós. Junho foi o Mês de Conscientização da Afasia.

Quer saber como se comunicar e conviver melhor com quem tem Afasia?

Assista aos vídeos no nosso perfil no Youtube.

 

O que é mito e o que é verdade?

 

Se uma pessoa com afasia tem dificuldade para encontrar a palavra que quer dizer, qual você acha que é o melhor jeito de ajudar?

 

  1. Tentar adivinhar o que a pessoa com afasia quer falar, dando várias opções
  2. Completar a palavra, tentando ajudá-la a falar mais depressa
  3. Mudar de assunto ou desistir da conversa, pois ela está demorando demais para falar
  4. Ter paciência, esperar e, em seguida, perguntar se a pessoa com afasia quer ajuda par encontrar a palavra

 

Resposta:
Se você respondeu a 4, parabéns!

 

Sempre tenha calma e espere! Às vezes, pode ser difícil conversar com uma pessoa com afasia, pela sua dificuldade em encontrar a palavra que quer falar. Algumas pessoas, até evitam conversar com alguém com afasia, e preferem falar com o acompanhante, como se o afásico não estivesse presente. Outras pessoas, na tentativa de ajudar, falam pelo afásico, completam a frase ou tentam adivinhar, sugerindo palavras que nem sempre têm relação com o que o afásico quer dizer. Mas é importante ser paciente e estar atento aos pequenos detalhes! Esperar, escutar, prestar atenção em algum gesto, expressão facial, direcionamento do olhar ou apontamento com a mão, podem fazer com que o contexto da conversa fique muito mais claro.

 

Você ainda não participou do nosso quiz? Venha descobrir mais sobre o quanto você sabe sobre como se comunicar com quem tem AFASIA.

 

Responda agora aqui!

 

Se você já respondeu, veja só quais foram os resultados!

 

Venha conferir

 

 

O ESPECIALISTA EXPLICA O QUE É AFASIA

 

“Imagine-se, de um momento para o outro, sem conseguir falar, sem conseguir se expressar, sem conseguir dizer “bom dia” ou até mesmo um “oi”. Pensar em uma palavra e falar ou escrever outra. É o que pode acontecer comum a pessoa afásica.”- Ana Lucia Tubero, fonoaudióloga.

 

Hoje convidamos a fonoaudióloga Ana Lucia Tubero para falar um pouco sobre Afasia e sobre as dificuldades de linguagem dos afásicos.

 

 

Você já ouviu falar em Afasia Progressiva Primária?

 

A Afasia Progressiva Primária, mais conhecida como APP, é uma síndrome clínica neurodegenerativa identificada pela deterioração gradual e predominante da linguagem, paralelamente à ausência significativa de outras alterações cognitivas e comportamentais, o que possibilita relativa independência funcional.

A APP se relaciona a um quadro degenerativo do cérebro, levando à atrofia em áreas responsáveis pela linguagem e comunicação. Na maior parte dos pacientes com APP, o início da doença ocorre em idade pré-senil, ou seja, antes dos 65 anos de idade.

 

E você sabe qual é a diferença entre Afasia e Afasia Progressiva Primária ?

 

Convidamos a fonoaudióloga Thais Helena Machado para falar sobre a diferença entre os quadros de Afasia pós AVC (Afasia Vascular) e os quadros de Afasia Progressiva Primária (APP).

 

Confira aqui

 

Prepare a pipoca para a dica cultural de hoje!

 

E para encerrarmos esta newsletter de hoje, trouxemos a dica do filme Sem Palavras, que conta a história do empresário Alain (Fabrice Luchini), para quem tempo é dinheiro, e os negócios vêm sempre em primeiro lugar em sua vida. Um dia, ele sofre um grave AVC, ficando com sequelas que afetam a fala (afasia) e a memória. Agora, com a ajuda da família e de uma terapeuta fonoaudióloga ele começa a enxergar, aos poucos, que existe vida além do trabalho e maneiras melhores de aproveitar o tempo.

O filme está disponível nas plataformas de streaming, Amazon Prime e Telecine.

 

Assista aqui

 

A newsletter Descomplicando Afasia é uma iniciativa do Portal da Afasia, uma grande fonte de informações sobre Afasia para todo o Brasil.

Assine nossa

Newsletter