Voltar
Afasia News » Descomplicando Afasia

Descomplicando Afasia #18

As pessoas e a Afasia: cada um no seu momento

 

Olá, caros leitores, tudo bem com vocês?

 

Neste mês de junho estamos em ritmo de campanha, pois é o Mês de Conscientização da Afasia. Se você acompanha as nossas redes, já percebeu a série de posts que temos feito para marcar esse período tão importante.

 

Nesta edição, pontuamos os diferentes momentos da relação das pessoas com a Afasia:

 

• O dia a dia da pessoa com afasia e seus familiares
• A Reabilitação
• Desafios ao longo do processo de Reabilitação da Afasia

 

Junte-se a nós nesta missão de desmistificar a afasia e promover uma interação mais inclusiva e empática com quem tem afasia!

 

O dia a dia da pessoa com afasia e seus familiares

Afasia, e agora?

 

Alta hospitalar. Volta para casa. Tudo igual, mas tudo muito diferente.

 

A volta para casa é descobrir que a vida mudou, que falar ou compreender, escrever ou ler pode ser um desafio, que é preciso saber o que é a afasia, entendera linguagem e encontrar, dia a dia, formas novas de interagir e de conviver.

 

Você vai precisar entender o que é Afasia.

 

A Afasia é uma alteração de linguagem que afeta tanto a linguagem oral quanto a escrita, impactando significativamente a comunicação da pessoa. Ninguém nasce com afasia, ela é adquirida após um Acidente Vascular Cerebral (AVC),traumatismo cranioencefálico ou tumor cerebral, independentemente da idade da pessoa.

 

As dificuldades para falar, compreender, escrever e/ou ler, causadas pela afasia, podem dificultar muito a interação social.

 

Novos jeitos de interagir. Entender que a linguagem não é só falar.

 

A linguagem é falar, escrever, compreender, ler, desenhar, expressar-se através de mímicas faciais, de apontamentos, de um olhar, de um gesto, da entonação da fala, de um movimento do corpo, nas diferentes situações de interação. Principalmente diante da afasia, todos precisam entender que a linguagem não é só fala.

 

Com a afasia, é preciso reinventar novos jeitos de interagir, novas formas de se comunicar. Isso pede disponibilidade, tempo, escuta, calma para construir um jeito próprio de dizer e entender as coisas do mundo.

 

A Reabilitação

 

A reabilitação de linguagem da pessoa com afasia é fundamental. O fonoaudiólogo especializado em afasia (linguagem) é o profissional relevante na terapia e tratamento da linguagem da pessoa com afasia. O fonoaudiólogo atua já no hospital, à beira do leito, explicando e orientando a pessoa com afasia e seus familiares sobre linguagem, cérebro, cognição, comunicação e afasia.

 

A avaliação e a terapia de linguagem com o fonoaudiólogo envolvem conhecer o perfil linguístico e de comunicação e buscar estratégias de linguagem específicas para cada pessoa com afasia. Descobrir as dificuldades, encarar as limitações, reinventar um jeito próprio de dizer as coisas e de estar no mundo. Continuar tocando a vida apesar da afasia. São muitos os desafios. É um processo complexo, árduo, que exige adesão, engajamento, enfrentamentos. Não é fácil. Mas há melhora com a reabilitação de linguagem.

 

Algumas pessoas com afasia têm também alterações motoras e neuropsicológicas que vão impactar a marcha, a realização de tarefas cotidianas e de autocuidado, com perda significativa de autonomia no dia a dia. Portanto, a reabilitação envolve uma equipe multiprofissional com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, neuropsicólogos, psicoterapeutas, nutricionistas, entre outros, além do fonoaudiólogo. Muitas vezes, um cuidador (familiar ou profissional) integra esse time de parceiros na reabilitação da pessoa com afasia.

 

Desafios ao longo da vida de quem tem afasia

 

 

Para quem tem afasia e para quem convive com uma pessoa com afasia, é imprescindível “estar junto” na convivência do dia a dia para construir novas formas de interação.

 

Conviver, apesar da afasia. Interagir de uma forma nova e diferente na família, com os amigos, no trabalho e nos estudos, com os colegas e os pares.

 

Muitos se afastam por não saber ou não entender como se comunicar com aquele familiar ou amigo que agora não mais consegue falar como falava antes. O isolamento e a falta de oportunidades de interação são as maiores barreiras que a pessoa com afasia precisa enfrentar.

 

Existe agora um “antes” e um “depois” do AVC e da afasia. Muitas pessoas com afasia relatam que gostariam de voltar a ser e a falar como antes. Muitos familiares e amigos relatam não saber como conviver com essa “nova mesma” pessoa depois da afasia.

 

Conviver é essencial, e é também o maior desafio. Existem orientações, dicas do que fazer e do que não fazer, mas não existe uma receita pronta. Conviver é um exercício diário, um aprendizado cotidiano que envolve saber ouvir e compreender, ter tempo para uma escuta atenta, dar tempo para que a pessoa com afasia possa construir a sua fala não só com palavras, mas com gestos, com entonação, apontando, desenhando, escrevendo. Cada pessoa com afasia é única e cada jeito de interagir e de se comunicar também é único.

 

Conscientizar as pessoas acerca da afasia também ajuda a enfrentar a barreira do capacitismo, quebrando estigmas, rompendo estereótipos daqueles que pensam que a pessoa com afasia perdeu também a capacidade de tomar decisões, responder por seus atos, fazer escolhas, ter iniciativa e autonomia, empreender. Conscientizar é abrir portas para que a afasia seja incluída nas políticas públicas de saúde e na legislação brasileira. Conscientizar para garantir o acesso aos tratamentos, aos benefícios e aos direitos da pessoa com afasia. Seguimos juntos!

 

#Saber #Entender #Conviver.

 

Dicas

 

Para aprofundar ainda mais o entendimento sobre a convivência com a afasia e obter dicas práticas, convidamos você a:

 

Fazer nosso quiz especialmente criado para que você possa entender se está exercendo a melhor convivência com pessoas com Afasia.

 

Como é conviver com pessoas com Afasia?

 

Baixar nosso e-Book “Comunicação Empática”. Este material foi desenvolvido para ajudar na interação com pessoas com afasia.

 

Portal afasia

 

 

 


Assine nossa

Newsletter