Voltar
Afasia News » Descomplicando Afasia

Descomplicando Afasia #08

Na Newsletter de hoje queremos agradecer a participação de muitos familiares e amigos de pessoas com afasia na campanha Conviver é Essencial.

 

Na Newsletter de hoje queremos agradecer a participação de muitos familiares e amigos de pessoas com afasia na campanha Conviver é Essencial. Foram vários depoimentos que mostraram que saber conviver e ser empático é tão importante quanto qualquer tratamento. Resumimos as informações trazidas por eles, pois revelam dicas sobre o que fazer para ajudar e o que não fazer.

 

#Conviver é essencial

 

Obrigado.

 

Dicas fundamentais na comunicação e interação com uma pessoa com Afasia

 

  • Não ter pressa para conversar com a pessoa com afasia.
  • Dar tempo para a pessoa com afasia falar: o tempo que ela precisa.
  • Ter paciência para ouvir e esperar a pessoa com afasia falar.
  • Não completar palavras ou frases, não adivinhar e não “falar por cima”, ou interferir, antecipar e atropelar a fala da pessoa com afasia.

 

Dar tempo, Ter paciência.

 

  • Dar espaço e oportunidade para a pessoa com afasia se expressar da forma que ela conseguir.
  • Se a pessoa com afasia tiver dificuldades para falar, ou não falar nada, incentive-a a buscar diferentes formas para se expressar: com o uso de gestos, da escrita, de apontamentos, da mímica ou qualquer outra forma de comunicação que seja mais confortável para a pessoa com afasia. Ela pode usar a palavra em outra língua.

 

A pessoa e sua afasia

 

A pessoa e sua afasia

 

Pense sobre a pessoa com afasia a partir da reflexão de Vannuzia Leal (mãe da Elisa, que tem afasia):

 

“Antes da afasia, é preciso olhar para a pessoa: quem é essa pessoa? O que ela é? Que circunstância é essa? Como ela está afetada por isso? O sofrimento. Como ela olha essa circunstância? Como reage a isso? Antes do próprio trabalho de reabilitação, tem a pessoa, o que ela espera, a expectativa dela, as necessidades afetivas, as motivações que ela está gerando neste processo. E as nossas que convivemos com ela.”

 

Veja o vídeo de Vannuzia na íntegra!

 

 

Comunicação Empática. O que fazer e o que não fazer

 

Deixar a televisão ou o rádio ligado quando estiverem tentando falar com uma pessoa com afasia NÃO ajuda a estimular o afásico a se lembrar das palavras. Pelo contrário, ATRAPALHA!

 

Televisão ligada, rádio tocando música, lugares barulhentos, muita gente conversando no mesmo ambiente, tudo isso vai dificultar ainda mais a comunicação da pessoa com afasia. O afásico precisa prestar mais atenção na hora de encontrar as palavras. Barulhos e ruídos distraem e exigem ainda mais concentração. Além disso, ficar parado passivamente diante da televisão não funciona como estímulo e não é bom para ninguém, muito menos para quem tem afasia.

 

Falar com voz mais alta com quem tem afasia não facilita a compreensão!

 

A pessoa com afasia pode ter dificuldade de compreensão, ou seja, dificuldade para entender a fala de outras pessoas, mas isso não significa que o afásico não escute ou que tenha algum problema de audição. São coisas distintas! Fale com um volume de voz natural e, de preferência, olhando de frente para a pessoa com afasia. Articule de forma clara, mas sem exagerar a articulação ou lentificar a fala.

 

Fingir que você entendeu o que a pessoa com afasia falou não é uma atitude positiva e não o ajuda.

 

Ao não compreender algo, diga e retome a conversa do ponto em que estava entendendo. A compreensão nem sempre é fácil, mas como todo diálogo, este é um trabalho conjunto entre o interlocutor e o ouvinte.

 

Não só a fala e a oralidade importam. Podemos usar muitos meios para ajudar na conversação com uma pessoa com afasia.

 

Tudo ajuda!
As pessoas com afasia podem e devem ser incentivadas a usar todas as formas de comunicação disponíveis além da fala, pois a linguagem não é só a oralidade. Use imagens, gestos, escrita, pranchas, aplicativos em celulares, computadores ou tablets. Todos estes meios podem auxiliar a pessoa com afasia a se expressar!

 

E-Book

 

Confira todas as questões no e-Book Comunicação Empática!

 

Acesse aqui o e-book completo e saiba mais sobre como interagir e se comunicar melhor com quem tem afasia.

 

Dica: coloque a opção Ler em Voz Alta e você poderá ouvir as orientações.

 

Dica cultural

 

Komi Can’t Communicate (Komi não consegue se comunicar) é uma série de mangá japonesa, disponível na Netflix, que mostra momentos da vida da adolescente Komi que sofre de fobia social, ou seja, incapacidade de lidar com situações de interações sociais. Ela quer se comunicar, mas não consegue. Komi não tem afasia, mas precisa enfrentar uma condição em que a comunicação empática e a convivência são fundamentais.

 

Assista aos 2 primeiros episódios!

 

Você gostou dessa news? Compartilhe com seus amigos, colegas e familiares.

 

Vamos juntos disseminar informação sobre a afasia.

 

A newsletter Descomplicando Afasia é uma iniciativa do Portal da Afasia, uma grande fonte de informações sobre afasia para todo o Brasil.

 

 

Para mais informações sobre Afasia e APP, você sempre pode acessar o nosso site! Lá, você encontra conteúdos completos sobre o assunto.

Assine nossa

Newsletter