Voltar
Causas da Afasia

Afasia por Traumatismo Cranioencefálico - TCE

Mesmo uma pequena lesão no cérebro pode causar consequências graves.

O Traumatismo Cranioncefálico (TCE) pode levar à morte e também pode causar sequelas neurológicas importantes – motoras, cognitivas e de linguagem – sendo superado apenas pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC) como patologia neurológica com maior impacto na qualidade de vida das pessoas. As lesões cerebrais causadas pelo TCE podem ocorrer em todas as faixas etárias, sendo mais comuns em adultos jovens, na faixa entre 15 e 24 anos. A incidência é três a quatro vezes maior nos homens do que nas mulheres. Os acidentes de trânsito são a principal causa de lesão cerebral no TCE.

Apesar dos ossos do crânio – espessos e duros – protegerem o cérebro, fortes golpes ou quedas podem afetar tanto o crânio como o cérebro e os vasos sanguíneos que o irrigam, causando um Traumatismo Cranioencefálico – TCE. As lesões cerebrais ou encefálicas causadas por TCE podem ser classificadas em primárias e secundárias. As lesões primárias são o resultado direto do impacto, e geralmente estão presentes já no momento do acidente. As lesões secundárias são progressivas e ocorrem como consequência de hematoma, edema, isquemia ou hipóxia, podendo levar a lesões neurológicas tardias.

Sinais e Sintomas em TCE

Os sinais e sintomas que podem indicar uma lesão cerebral nos casos de Traumatismo Cranioencefálico, sendo necessário atendimento médico urgente, podem ser: sonolência, dor de cabeça excessiva, vômito, fraqueza em determinada parte do corpo, formigamento ou dormência, visão dupla, fala alterada (“arrastada”), alteração de comportamento.

Manifestação tardia dos sintomas em TCE

Em muitos casos, os sangramentos, inchaços ou coágulos no cérebro somente se manifestam horas ou até dias depois do TCE.

Se após um TCE, começarem a aparecer um estado crescente de sonolência, de confusão e coma, elevação da pressão arterial e pulso mais lento, isso pode significar um aumento do volume do cérebro por rompimento de vasos sanguíneos e de tecidos no cérebro e à volta dele. As vias nervosas podem ficar interrompidas e pode ocorrer uma hemorragia ou edema graves. O sangue, o inchaço e a acúmulo de líquido (edema) têm um efeito semelhante ao causado por uma massa que cresce dentro do crânio e, uma vez que este não pode expandir-se, o aumento da pressão pode danificar ou destruir o tecido cerebral.

Às vezes, o que pode parecer uma lesão menor da cabeça pode significar uma lesão cerebral grave. As pessoas idosas são particularmente propensas aos derrames sanguíneos à volta do cérebro (hematoma subdural) devido a um TCE. As pessoas que tomam medicamentos para prevenir a formação de coágulos (anticoagulantes) também estão sujeitas a um risco maior de hemorragia à volta do cérebro se sofrerem um TCE. Portanto, independentemente da idade da pessoa, após qualquer trauma na cabeça – quedas, acidentes de carro, pancadas em brigas ou durante a prática de esportes etc. – procure imediatamente um serviço médico de urgência.

Histórias reais

Todos sofreram Traumatismo Cranioencefálico. Todos sobreviveram. Todos tiveram sequelas neurológicas importantes e, entre elas, a Afasia.

Assine nossa

Newsletter