Iniciei minha graduação em fonoaudiologia na UNESP, em Marília-SP, em 1996, certa de que trabalharia com crianças, afinal esta foi uma das maiores motivações para eu optar pela profissão. Durante minha formação, conheci a querida Roberta Gonçalves, professora que me apresentou o mundo por trás da neurologia, fez minha paixão nascer e meu foco mudar. Suas aulas me fascinavam. Seu encorajamento e apoio me estimularam a realizar, imediatamente após a conclusão do curso, em 2000, um Aprimoramento em Neurolinguística na USP, São Paulo. Lembro-me como se fosse hoje minha emoção ao entrar no setor de neurologia do hospital das clínicas em São Paulo e ver pessoalmente minhas referências bibliográficas e, ainda mais, ao saber que estes profissionais seriam meus guias durante um período intenso de aprendizado. E como foi intenso…. Durante um ano, foram 40 horas semanais no hospital, dedicadas ao estudo e atendimento de pacientes com alterações neurológicas (fora as horas de estudo em casa!). A cada aprendizado, mais interesse surgia. Tudo isso sob coordenação da querida Professora Letícia Mansur – que privilégio e que honra! Este entusiasmo motivou-me a realizar o mestrado em Afasias com a professora Letícia, o que possibilitou mais três anos de convívio, aprendizado e interesse pala vida acadêmica.
A vida pessoal direcionou-me para Belo Horizonte, em 2005, cidade que me acolheu e que escolhi como “minha” até hoje. Aqui tive o prazer de fazer meu doutorado na UFMG (2007 a 2011). Estudei Disartria na doença de Parkinson com a orientação do Professor Rui Rothe-Neves e a co-orientação do Professor Francisco Cardoso. Durante o doutorado sanduíche, tive o privilégio de ficar 6 meses no Laboratoire Parole et Langage (Laboratório de Fala e Linguagem) da Universitè de Aix-en-Provence, na França, instituição e colegas que me acolheram de maneira indescritível e que também me possibilitaram inúmeros aprendizados.
Paralelamente ao doutorado, a vida me presenteou com o convívio e aprendizado com mais um mestre, o neurologista Professor Paulo Caramelli. Desde 2007 participo como fonoaudióloga colaboradora e pesquisadora no Ambulatório de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do qual coordena. Foi aí que intensifiquei meus estudos na área de demências e, principalmente, nas Afasias Progressivas Primárias. De 2017 a 2019 realizei meu pós-doutorado com o Prof. Paulo, estudando reabilitação de pacientes com Afasia Progressiva.
Atualmente, dedico-me ao consultório privado com avaliação, orientação e reabilitação de pacientes adultos com lesões neurológicas, além de estimulação cognitiva a adultos e idosos saudáveis. Trabalho também como professora de pós-graduação e como pesquisadora.
São 20 anos atuando com Cognição, Linguagem, Fala, Comunicação e Deglutição. São 20 anos de satisfação e realização profissional. São 20 anos emocionando-me com histórias de perda, superação, adaptação e resiliência. São 20 anos de muito estudo e aprendizado, mas ainda com a certeza de que tenho muito a aprender. Por isso sigo estudando e buscando novas oportunidades e caminhos sempre com um único objetivo: ajudar cada vez mais pacientes e suas famílias.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4757119535757309