Voltar
Afasia News » Filmes

Série Special (Netflix)

2019 - 2021

 

Special é especial

 

Eu assisti na Netflix uma série sobre um protagonista com deficiência, o ator Ryan O’Connell. A Special possui duas temporadas e tem oito episódios com 30 minutos de duração.
Ryan contraiu no nascimento uma deficiência no cérebro – a Paralisia Cerebral – resultante de um dano que ocorreu antes, durante ou um pouco depois de parto. Agora, ele tinha 25 anos e, finalmente, experimentava coisas pela primeira vez na vida. Por exemplo: morar sozinho após permanecer no ninho da mãe, a Karen; iniciar um trabalho; conhecer uma amiga do trabalho, a Kim; iniciar a vida sexual com um miché e se apaixonar por alguns namorados, especialmente o Tanner.

 

Uma vez, no episódio dois, Ryan e Kim foram numa festa de aniversário na casa de uma colega de trabalho, de quem eles não gostavam e todo mundo, homens e mulheres com corpos esculturais, estavam também. Na piscina, Ryan pensou nos homens sem camisa, mostrando os músculos torneados e atléticos. No quarto, trocando o calção, Ryan disse para Kim que seu corpo era desajustado e tinha vergonha. Escondeu a condição de deficiente. Só no final da primeira temporada, ele contou para os amigos que o seu corpo, no nascimento, desenvolveu problemas e tinha restrições no físico. Mas, assumiu sua condição com alívio e determinação.

 

E na segunda temporada, Ryan ia saindo da academia de musculação quando um homem, que treinava lá também, se aproximou e falou que ia cumprimentá-lo somente pelo treino, porque Ryan inspiraria outras pessoas pelo exemplo. Porém, não percebeu que sua fala era preconceituosa e inapropriada. Abismado, Ryan se incomodou.

 

No episódio cinco, ele encontrou um grupo de pessoas com deficiência muito legal e divertido e Ryan compartilhou mais uma experiência. Ele conheceu um “crush”, o Marc, em um bar e, depois, convidou-o pro seu apartamento. E Marc era ator e super bonito. Uma vez, no quarto, nos finalmentes, Ryan notou que Marc tinha o foco em sua deficiência e que se excitava com isso. Ryan sentiu-se super mal com a situação, achando-se desajustado por ter uma deficiência.

 

Qualquer indivíduo pode adquirir uma deficiência de uma hora para outra. É imprevisível. Isso aconteceu comigo. Na série, me senti parecida com Ryan. Após o AVC, meu corpo era esquisito e desengonçado, não tinha comando nos movimentos no lado direito. As pessoas notavam. Eu compreendi, porém, depois do AVC, um ponto essencial: a aparência do corpo não importa. Com ou sem deficiência, é mais importante o caráter, a índole, as virtudes e os preceitos morais. E eu, o ator Ryan e as pessoas com deficiência entendemos que os conflitos, frustrações, alegrias, surpresas, desafios e dores nos fortalecem e, assim, superamos as limitações do corpo e da alma. É necessário e inclusivo. E percebemos que o amor a si próprio vem sempre antes que o amor a todo mundo.

 

Francine Kath
Escrito entre setembro 2021 e abril 2022

 

Netflix: https://www.netflix.com/br/title/80987458

 

Special | Trailer oficial [HD] | Netflix

 


Mais de: Filmes

Assine nossa

Newsletter