Voltar
Como prevenir?

Prevenção e Fatores de Risco de Tumor Cerebral

A prevenção de tumores cerebrais praticamente não é possível. A maioria dos tumores de cérebro não está associada a fatores de risco. Dentre os poucos fatores de risco associados a tumores cerebrais podemos considerar fatores ambientais, fatores relacionados ao sistema imunológico e fatores determinados pela história familiar.

Fatores de risco associados a tumores cerebrais

Fatores Ambientais

O único fator de risco ambiental comprovado para tumores de cérebro é a radiação. A maioria dos tumores cerebrais secundários é causada por radioterapia prévia para tratamento de outros tipos de câncer. Não há evidências relacionadas ao uso do telefone celular, ao consumo de adoçantes, à exposição a produtos químicos ou a campos eletromagnéticos como os de redes de alta tensão que seja fator de risco para o desenvolvimento de tumores cerebrais.

Fatores relacionados ao Sistema Imunológico

As deficiências do sistema imunológico (sistema de defesa do organismo) podem ser congênitas ou decorrentes do efeito colateral do tratamento de outros tipos de câncer, ou do uso de medicamentos para impedir a rejeição de órgãos transplantados ou, ainda, de infecção por vírus HIV. Pessoas com problemas do sistema imunológico correm maior risco de desenvolver tumores – linfomas, que geralmente aparecem em células do sistema de defesa do organismo (os linfócitos).

Histórico Familiar

Alguns casos raros de câncer do sistema nervoso central podem ser hereditários e afetam famílias. Geralmente, pacientes com síndromes familiais de câncer têm tumores múltiplos que aparecem na juventude. Portanto, o histórico familiar sempre deve ser considerado em relação a fatores de risco de tumor cerebral.

Assine nossa

Newsletter