Causas da Afasia
Causas da Afasia

Por que as pessoas ficam Afásicas?

Ninguém nasce afásico. A pessoa pode se tornar afásica após uma lesão cerebral, geralmente no hemisfério cerebral esquerdo, causada por um Acidente Vascular Cerebral (AVC), um Traumatismo Cranioencefálico (TCE), um Tumor Cerebral, uma anóxia ou hipóxia cerebrais (ausência ou diminuição da oxigenação cerebral).

AVC, TCE e Tumor Cerebral são causas da afasia

Acidente Vascular Cerebral – AVC

O AVC se caracteriza pelo aparecimento repentino de um problema neurológico focal – perda de movimentos, perda da fala, alterações visuais – determinado por uma lesão cerebral secundária à alteração do fluxo de sangue no cérebro. A alteração do fluxo sanguíneo pode causar lesões cerebrais de diferentes extensões e gravidades, temporárias ou permanentes, em determinada área do cérebro. O AVC pode ser causado por oclusão (entupimento, bloqueio ou obstrução) de um vaso sanguíneo – AVC isquêmico (AVCI) ou por ruptura (rompimento, sangramento) de um vaso sanguíneo – AVC hemorrágico (AVCH).

Traumatismo Cranioencefálico – TCE

Apesar dos ossos do crânio – espessos e duros – protegerem o cérebro, fortes golpes ou quedas podem afetar tanto o crânio como o cérebro e os vasos sanguíneos que o irrigam, causando um Traumatismo Cranioencefálico (TCE). Vários são os mecanismos responsáveis pelo TCE: contusões, perfurações, fraturas de crânio, movimentos bruscos de aceleração e desaceleração da cabeça, estiramento da massa encefálica, dos vasos intracranianos e das meninges (membranas que revestem o cérebro) que causam lesões no cérebro. Os acidentes de trânsito são a principal causa de lesão cerebral no TCE.

Tumor Cerebral

A Afasia pode ser resultante de Tumor Cerebral dependendo da localização e do tamanho do tumor no cérebro e do grau de comprometimento do tecido cerebral. É difícil fazer o diagnóstico precoce de vários tipos de tumores cerebrais, porque os primeiros sintomas são variáveis e muitas vezes se confundem com sintomas de outras doenças. Os sinais clínicos e sintomas nos casos de Tumor Cerebral aparecem gradualmente, diferentemente dos casos de Acidente Vascular Cerebral ou Traumatismo Cranioencefálico, em que os sinais clínicos na sua maioria são súbitos, ou seja, aparecem de repente.

Assine nossa

Newsletter