Afasia Progressiva Primária por Thais Machado
Afasia Progressiva Primária por Thais Machado

O que é Afasia Progressiva Primária

A Afasia Progressiva Primária (APP) é uma síndrome clínica neurodegenerativa identificada pela deterioração gradual e predominante da linguagem paralelamente à ausência significativa de outras alterações cognitivas e comportamentais, o que possibilita relativa independência funcional.

Afasia Progressiva Primária
Linguagem e Comunicação

Afasia Progressiva Primária e Afasia Vascular

A Afasia Progressiva Primária relaciona-se a um quadro degenerativo do cérebro, levando a atrofia em áreas responsáveis pela linguagem e comunicação. Na maior parte dos pacientes com APP, o início da doença ocorre em idade pré-senil, ou seja, antes dos 65 anos de idade.

Na Afasia Progressiva Primária, os sintomas começam de maneira sutil (e por isso muitas vezes são subestimados) e, com o tempo, tendem a aumentar. Em geral, a anomia é o sintoma inicial e alguns pacientes e familiares referem-se ao problema como um “distúrbio de memória” devido à dificuldade de lembrar o nome da palavra. Apesar do esquecimento de palavras ser uma queixa frequente, outros sintomas podem se manifestar, como a construção de frases erradas e/ou trocas de sons/letras na fala e na escrita.

Já a Afasia de origem vascular ocorre após um acidente vascular cerebral (AVC) ou rompimento de aneurisma. Desta forma, a alteração de linguagem é súbita, como sequela do derramamento ou falta de sangue no cérebro. No entanto, à medida que o cérebro se reorganiza e se recupera, os sintomas tendem a melhorar, principalmente quando realizada reabilitação fonoaudiológica.

Demências

Entrevista da Fonoaudióloga Thais Machado no Conselho Regional de Fonoaudiologia – 6ª Região sobre Demências.

Assine nossa

Newsletter