Voltar
Avaliação e Reablitação

Equipe multidisciplinar

A avaliação e a reabilitação dos Afásicos envolvem diferentes profissionais da área de Saúde.

As lesões cerebrais decorrentes de AVC – Acidente Vascular Cerebral – ou de TCE – Traumatismo Cranioencefálico – ou de Tumor Cerebral podem causar alterações motoras, sensoriais e cognitivas, além das alterações linguísticas, como a afasia.O afásico pode ter dificuldade para andar, para movimentar um dos braços e a mão (geralmente o lado direito), para dirigir, para se vestir, para tomar banho, escovar os dentes ou pentear os próprios cabelos.

O afásico pode ter dificuldades para mastigar e engolir alimentos sólidos ou líquidos (a dificuldade de deglutição é conhecida como disfagia). O afásico pode ter dificuldades para usar o telefone fixo ou o celular (pode não se lembrar do número ou ter dificuldade para digitar os números, mesmo com a mão esquerda).

O afásico também pode ter dificuldades de cálculo e de reconhecimento de números, o que vai afetar sua capacidade de lidar com dinheiro, pagar contas, usar senhas bancárias e de cartão de crédito etc. O afásico pode não conseguir reproduzir sua assinatura ou lembrar senhas para uso da internet.

A equipe multidisciplinar que participa da reabilitação do afásico deve desenvolver um trabalho conjunto, cooperativo, recíproco e integrado em que as ações, as atividades e os procedimentos otimizem as possibilidades de recuperação e de inclusão do afásico em sua vida familiar, social, escolar e profissional.

Manual de Cuidados Pós-AVC –
Rede Brasil AVC

O Manual de Orientações Multidisciplinares para pacientes pós-AVC visa melhorar o atendimento aos pacientes com orientação também aos cuidadores.

Assine nossa

Newsletter