Como falam os Afásicos?
Como falam os Afásicos?

Entendendo a linguagem e a comunicação do afásico

O importante não é saber o que o afásico não consegue mais dizer, mas sim o que ele faz para se comunicar, para continuar interagindo com as pessoas e com o mundo apesar da afasia.

Afasias e Afásicos

Existem as Afasias e existem os Afásicos

Tradicionalmente, as afasias são classificadas e organizadas a partir dos problemas de linguagem predominantes ou das características mais marcantes ou com base na localização da lesão no cérebro. Mas saber o tipo e a classificação da afasia não basta para conhecer e entender a linguagem do afásico.

Um mesmo tipo de afasia pode ter características diferentes para cada pessoa afásica. Cada pessoa é única e, embora com o mesmo tipo de lesão cerebral e de afasia, tem experiências de vida distintas em diferentes grupos sociais e tem seu modo próprio de lidar com as dificuldades impostas pela afasia.

Certos conhecimentos – o tipo de afasia, a localização da lesão – são importantes, mas não são suficientes para dar conta da linguagem na interação com a pessoa afásica.

“Entender as estratégias de linguagem usadas pelo afásico para se comunicar será fundamental para enfrentar, interagir e conviver com a afasia e com o afásico.”

Ana Lucia Tubero, fonoaudióloga.

O que o Afásico faz para se comunicar?

A linguagem e a comunicação de uma pessoa que se torna afásica

Você vai conhecer algumas pessoas com afasia. Elas estão conversando com outra pessoa que não é afásica. Tente observar o que elas fazem para se comunicar, para se fazer entender apesar da afasia. Este exercício de escuta, de atenção, de empatia talvez permita compreender, interagir e conviver melhor com a pessoa afásica.

As Afasias

Saber que uma pessoa afásica tem um determinado tipo de afasia nem sempre permitirá compreender e interagir com o afásico.

A partir do diagnóstico médico e fonoaudiológico, o paciente e seus familiares vão tomar conhecimento de que a afasia na verdade são as afasias, com distintos tipos, características diversas e classificação específica: afasia de emissão, afasia de compreensão, afasia motora, afasia fluente, afasia de Broca, afasia de Wernicke, afasia sensorial etc.

Na descrição das características das afasias aparecem vários nomes: anomia, parafasia lexical, estereotipia, parafasia fonêmica, agramatismo, automatismo, perseveração, hesitação, autocorreção, jargonafasia, anosognosia, circunlóquio, paragrafia, paralexia. São as Categorias Semiológicas das Afasias, ou seja, o conjunto de sintomas relacionados às dificuldades de linguagem oral e escrita dos afásicos.

Conhecer o tipo de afasia e as categorias semiológicas (conjunto de sintomas) que caracterizam a linguagem de uma pessoa afásica nem sempre permitirá compreender e interagir com o afásico, porque são informações que se limitam às dificuldades de linguagem, revelam apenas o que foi perdido com a afasia, mostram só o que o afásico não consegue mais falar, escrever, ler ou compreender. Porém, como os diagnósticos médico e fonoaudiológico geralmente tomam por base os tipos de afasias, é importante conhecer e entender algumas noções relacionadas às classificações das afasias.

Assine nossa

Newsletter