Biblioteca

Cícero, paulista, casado, pai de três filhas, residente em Hortolândia, formado em Administração de Empresas e Contabilidade, ficou afásico em fevereiro de 1996 em decorrência de um AVC (Cícero era chagásico) e, desde então, passou a frequentar o Centro de Convivência de Afásicos (CCA) do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp.

Cícero foi um estudioso e pesquisador incansável sobre as Afasias. Apesar de suas limitações linguísticas, e com certeza movido por elas, Cícero sempre buscou informações sobre as afasias para compartilhar com os outros e para poder enfrentar melhor suas dificuldades. Nesta busca, foi um dos primeiros a reconhecer a falta de livros acessíveis sobre as afasias:

Eu eu eu eu eu depois do derrame… eu procurei livros né? Lá na biblioteca … Livros é pra … pra mim entender… o que aconteceu comigo né… derrame cerebral. Não encontrei livros né… livros muito… ca… é … muito é é é voltados pra professores né… livro pra professores … é … palavras difíceis… porque eu perdi as palavras né? (…) Eu perdi as palavras… aí eu achei é é é eu achei um um uma enciclopédia é é é pra ensi … pra pro pra pra enfermeiro né … enfermeiro… é é é aí eu achei a parte de afasia … e a parte de derrame cerebral… Boa! Mas pra enfermeiro…

É é é é um enfermeiro aqui… tem é uma uma uma biblioteca… é é é um volume… emprestou pra mim. Enfermeiro lá lá da igreja. Enfermeiro… né? Mas bom… é é vou trazer pra vocês. Derrame cerebral e afasia. Aí eu procurei… é… lá lá nas livraria… negócio de afasia. Não achei! Livraria específica pra professores… pra… é é é é a as palavras… é… difíceis. Não é pra nós! Porque a gente tem que ter palavra fácil… porque a gente tem dificuldade pra entender. (extraído de TUBERO, A.L. A construção conjunta de objetos de discurso. Tese de Doutoramento. Unicamp. 2006: 80 e 81)

Foi pensando nas palavras de Cícero que esta Biblioteca foi criada, pois sem dúvida, ler sobre a afasia ou sobre histórias vividas por pessoas com afasia pode ajudar você – afásico, familiar ou amigo de afásico, profissional da saúde ou estudante – a entender melhor a Afasia e os Afásicos.

Na Biblioteca, você vai encontrar diversos livros que vão discutir a Afasia sob diferentes perspectivas. Selecionamos livros, obras, artigos, capítulos de livros, teses que trazem desde relatos ou depoimentos de pessoas afásicas ou que tiveram experiências com algum episódio neurológico, até obras especializadas em afasia, funcionamento cerebral, linguagem e cognição. A Biblioteca foi organizada em 4 grupos:

  1. Literatura – livros com relatos ou depoimentos de pessoas com Afasia, como também com histórias baseadas em casos clínicos.
  2. Bibliografia Afasia – livros e artigos sobre Afasia em português, inglês, francês e espanhol, dissertações e teses tendo a Afasia como objeto de estudo, livros relacionados à Neurologia, Acidente Vascular Cerebral, Funcionamento Cerebral, entre outros. Manuais de orientação sobre AVC.
  3. Bibliografia Complementar – livros principalmente na área de Linguística e Neurolinguística, com temas relacionados à linguagem, cognição e interação.
  4. Biblioteca Digital – links para acesso a diversas bibliotecas e periódicos digitais, nacionais e internacionais.

A bibliografia apresentada não pretende ser exaustiva. Existem outras produções na área e trabalhos e artigos mais antigos e recentes. Entretanto, a seleção e a organização propostas, sobretudo em relação às afasias, indicam o ponto de vista teórico aqui privilegiado: a perspectiva sociocognitiva no contexto das afasias.

 

Voltar ao Topo