Tumor Cerebral e Afasia: Fatores de Risco e Prevenção

Fator de risco é qualquer condição que aumente o risco de uma pessoa ter determinada doença. Diferentes tipos de câncer têm diferentes fatores de risco. A exposição ao sol é fator de risco para o câncer de pele, assim como o cigarro é fator de risco para o câncer de pulmão, por exemplo. Ter um fator de risco ou mesmo vários, no entanto, não significa que a pessoa terá câncer.

A maioria dos tumores de cérebro não estão associados a fatores de risco. Por isso, a prevenção de tumores cerebrais praticamente não é possível. E, portanto, também não se pode prevenir a AFASIA decorrente de tumor cerebral. Mas dentre os poucos fatores de risco associados a tumores cerebrais podemos considerar fatores ambientais, fatores relacionados ao sistema imunológico e fatores determinados pela história familiar.

Fatores Ambientais

O único fator de risco ambiental comprovado para tumores de cérebro é a radiação. A maioria dos tumores cerebrais secundários à radiação é causada por radioterapia prévia para tratamento de outros tipos de câncer, como, por exemplo, em crianças que receberam radiação para tratamento de leucemia.

Não há evidências que comprovem que outros fatores ambientais, como a exposição ao cloreto de vinil (gás inodoro usado na produção de plásticos) ou a derivados de petróleo e outros produtos químicos sejam fator de risco para o desenvolvimento de tumores cerebrais. Também não há evidências relacionadas ao uso do telefone celular, ao consumo de adoçantes como o aspartame ou à exposição a campos eletromagnéticos como os de redes de alta tensão.

Fatores relacionados ao Sistema Imunológico

As deficiências do sistema imunológico (sistema de defesa do organismo) podem ser congênitas (presentes no nascimento) ou podem ser decorrentes do efeito colateral do tratamento de outros tipos de câncer, ou do uso de medicamentos para impedir a rejeição de órgãos transplantados ou, ainda, de infecção por vírus HIV.

Pessoas com problemas do sistema imunológico correm maior risco de desenvolver tumores chamados linfomas que geralmente aparecem em células do sistema de defesa do organismo (os linfócitos).

Histórico Familiar

Alguns casos raros de câncer do sistema nervoso central podem ser hereditários e afetam famílias. Geralmente, pacientes com síndromes familiais de câncer têm tumores múltiplos que aparecem na juventude. Portanto, o histórico familiar sempre deve ser considerado em relação a fatores de risco de tumor cerebral.


Veja mais em » Causas da Afasia e Prevenção: LINKS  

Voltar ao Topo