Causas da Afasia: Tumor Cerebral

Afasia também pode ser resultante de TUMOR CEREBRAL dependendo da localização do tumor no cérebro e do grau de comprometimento do tecido cerebral.

É difícil fazer o diagnóstico precoce de vários tipos de tumores cerebrais, porque os primeiros sintomas são variáveis e muitas vezes se confundem com sintomas de outras doenças.

Os sinais clínicos e sintomas nos casos de Tumor Cerebral aparecem gradualmente, diferentemente dos casos de Acidente Vascular Cerebral ou Traumatismo Cranioencefálico, em que os sinais clínicos na sua maioria são súbitos, ou seja, aparecem de repente.

Os sinais e sintomas podem ocorrer devido a efeitos diretos da invasão tumoral, devido à compressão que o tumor exerce nas estruturas cerebrais adjacentes, ou aos efeitos secundários do edema, ou seja, hidrocefalia ou aumento da pressão intracraniana (PIC).

As manifestações clínicas são afetadas também pela rapidez de crescimento do tumor. Tumores que crescem lentamente podem ser assintomáticos, porque o cérebro vai se acomodando ao tumor. Os sintomas podem aparecer independentemente de o tumor ser benigno ou maligno.
 

TUMOR CEREBRAL: SINAIS E SINTOMAS
 

Os sintomas de Tumor Cerebral podem ser classificados em gerais e específicos.

Os tumores localizados em qualquer parte do cérebro podem causar pressão dentro do crânio. A pressão pode ser causada pelo crescimento do tumor, por inchaço no cérebro ou por bloqueio do fluxo do líquido cefalorraquidiano (LCR). O aumento da pressão decorrente do tumor cerebral pode levar a sintomas gerais como: cefaleia (dor de cabeça), crises epilépticas, náuseas, vômitos, visão turva, problemas de equilíbrio, alterações na personalidade ou no comportamento, convulsões, sonolência.

Os tumores cerebrais muitas vezes apresentam sintomas específicos relacionados às regiões ou áreas do cérebro em que se localizam e se desenvolvem, como por exemplo:
  • Tumores localizados no Lobo Frontal do cérebro podem causar sintomas como alterações da personalidade e do comportamento (perda da inibição, riso e choro impulsivos, euforia, apatia, crises de agressividade ou de irritabilidade, confusão mental, estados de compulsão e delírios), dificuldade de planejamento e de organização, desorientação de tempo e espaço, dificuldade para andar, perda de olfato, dificuldade de reconhecimento visual de objetos e déficits de reconhecimento de partes do corpo (agnosia), alterações da fala (apraxia, afasia), distúrbios motores (perda de força muscular em braços ou pernas, o que é conhecido como hemiplegia; diminuição de força em músculos da face – paresia ou paralisia facial; alteração ou perda da coordenação motora).
  • Tumores localizados no Lobo Temporal do cérebro tendem a causar crises convulsivas, distúrbios cognitivos (déficits de memória recente) e alterações de linguagem (esquecimento de palavras).
  • Tumores no Lobo Parietal do cérebro podem causar dificuldade para falar ou entender o que é falado (problemas de expressão e de compreensão da linguagem oral – AFASIA), problemas com a leitura ou a escrita (alterações da linguagem escrita – AFASIA), distúrbios de sensibilidade (dificuldade de discriminação tátil, perda de sensibilidade em partes do corpo), alterações da percepção, anosognosia e distúrbios viso espaciais.
  • Tumores no Lobo Occipital do cérebro provocam alterações do campo visual podendo levar à perda parcial da visão. 
  • Tumores no Cerebelo podem alterar a coordenação motora afetando tanto a fala quanto a marcha (ataxia), incoordenação do movimento dos olhos (nistagmo), náusea ou enjoo, cefaleia, rigidez cervical (rigidez da nuca), vertigem.
  • Tumores localizados no Tronco Cerebral podem levar a alterações da motricidade facial (incoordenação, assimetrias, paresias), dificuldades para engolir (disfagia), alterações motoras da fala (disartria), visão dupla (diplopia).
     

Para saber mais, leia: » Tumor Cerebral e Afasia: Fatores de risco e Prevenção 

 

 

Voltar ao Topo