Causas da Afasia e Prevenção

Por que as pessoas ficam afásicas?
O que causa a Afasia?
Existe alguma forma de prevenir a Afasia?
Há fatores de risco que aumentam as chances de uma pessoa ficar afásica?

São estas questões que gostaríamos de discutir em busca de respostas que tragam um melhor entendimento sobre a afasia em si, mas também sobre saúde e qualidade de vida das pessoas em geral. O tema desta seção, portanto, são os fatores de risco e causas da afasia e a prevenção. Navegue aqui por uma vida mais saudável para você ou para seu familiar ou paciente afásico!

AS CAUSAS DA AFASIA

A pessoa pode se tornar afásica após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), um Tumor Cerebral, um Traumatismo Cranioencefálico (TCE), uma anóxia ou hipóxia cerebrais (ausência ou diminuição drástica da oxigenação cerebral) que causem alguma lesão em áreas específicas do cérebro. A lesão cerebral causada por AVC, TCE, tumor, etc. pode levar à afasia. Portanto, AVC, TCE, tumor cerebral, etc. são considerados CAUSAS da AFASIA.

“é … é … aí teve uma … uma pessoa … que foi … é … é que teve derrame cerebral e teve afasia? Foi … teve afasia! Afasia é derrame cerebral … então … é derrame cerebral que tem afasia” (Tese Ana Lucia Tubero, página 125)

“noventa por cento é derrame cerebral … mas dez por cento não é derrame cerebral” (Tese ALT, 126)


Para saber mais, leia » Causas da Afasia: Acidente Vascular Cerebral - AVC

 

 

Voltar ao Topo