O Grupo Pauliceia

O Grupo Pauliceia – que reúne pessoas afásicas e não afásicas – foi criado em 2001. No início éramos a Bia, o Orlando, o Lino, o Vicente e eu. Ao longo de todos estes anos, várias pessoas passaram por aqui. Muitas continuam, algumas deixaram de vir, outras já se foram para sempre, novas vão chegando…

A história do Grupo Pauliceia – no começo designado como Grupo São Paulo – tem origem na experiência pioneira do Centro de Convivência de Afásicos – CCA – do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, criado em 1989 pelas pesquisadoras Prof. Dra. Edwiges Morato e Prof. Dra. Maria Irma Hadler Coudry que, até hoje, coordenam o CCA em projetos distintos, desenvolvendo um trabalho institucional e acadêmico de ponta.

Tive o privilégio de integrar o CCA durante vários anos e minha tese de doutoramento retoma a minha participação ao discutir a dinâmica do CCA na elaboração de um livro que foi escrito por seus integrantes, afásicos e não afásicos.

Desta convivência e experiência com o CCA surgiu a coragem e a experiência necessárias para propor a alguns pacientes afásicos que formássemos um grupo disposto a compartilhar vivências, a desenvolver e estreitar vínculos que só a interação em grupo permite e, lógico, a trabalhar a linguagem de uma forma diferente daquela da terapia individual.

Temos trabalhado muito e desenvolvemos diversos projetos ao longo da trajetóriado Grupo Pauliceia, contando com a participação de vários profissionais: do Teatro e da Educação, o professor e ator José Tonezzi, que lançou a ideia de um programa de Rádio; também do Teatro, o professor, ator e diretor teatral Carlos Meceni, que dirigiu a Novela Desfecho Fatal e ensaiou e coordenou a produção dos comerciais e jingles do Programa de Rádio – XYA-2: a Voz do Pauliceia (do tema musical da Rádio – São Paulo da Garoa – surgiu o nome GRUPO PAULICEIA); da área musical, o professor Lee – Luiz Cláudio da Conceição – da H&L Produções, que fez toda a gravação do Programa de Rádio e a base musical do Calouros em Desfile; a psicóloga Antonietta Donato, que desenvolveu e coordenou o projeto de culinária – Cozinha Experimental da Memória – que vai virar um livro de receitas e histórias; na área de design gráfico e informática, Lucas Longo (engenheiro, fundador do iai – Instituto de Artes Interativas) e equipe, que nos introduziram na arte de criar uma Fotonovela – Acabou em Pizza– de maneira divertida e criativa; das Artes Plásticas, Paio Birolini participa do projeto de humor, em andamento – Rir é o Melhor Remédio – ao transformar nossas histórias e narrativas em imagens ricas e divertidas das histórias em quadrinhos; da Fonoaudiologia e da Linguística, além de mim, a parceira Sandra Cazelato que vestiu a camisa…

Nesta seção do SITE você vai poder conhecer cada um destes Projetos. Além do produto final em si – Fotonovela, Programa de Rádio, Livro de Receitas, Histórias em Quadrinhos – você vai poder acompanhar, através de vídeos, todo o processo de elaboração, desenvolvimento e execução de cada um dos Projetos do Grupo Pauliceia. O objetivo é sempre compartilhar e ampliar o entendimento sobre as formas de interação entre afásicos e não afásicos.


Conheça os projetos do Grupo Pauliceia:

» Rádio XYA-2: A Voz do Pauliceia

» Cozinha Experimental da Memória

» Fotonovela Acabou em Pizza...

Voltar ao Topo